Facturas? sim, sff. E muitas…

Tenho seguido, a espaços, e com a ajuda do Público (e das redes sociais), o que se passa em Portugal e no Mundo.

E acompanhei, com algum espanto, o que se passou com as “facturas”.

Mas, eu, que estou longe aqui na Argentina, gosto de facturas. Aliás, não há dia que não peça, pelo menos, “una factura”. É que, são boas. Mesmo boas!

O telemóvel é só para dar ideia do tamanho de uma "factura"

O telemóvel é só para dar ideia do tamanho de uma “factura”

Uma factura é um bolo, com massa fofa e coberto com geleia de fruta, doce de leite, pedaços de fruta, creme, creme e coco (como no caso da foto…) e muitas outras variações. Experimentei todos os que vi e os de doce de leite são assim tipo bomba atómica calórica de tão doces. Até um guloso como eu tem de respirar fundo e ganhar coragem para comer um e não ficar com remorsos.

Ontem, quando fui visitar a Península Váldes, levei dois na mochila. Só para ter aquele conforto de saber que podia fazer um lanche quando tivesse fome.

A Península Váldes é área natural protegida e foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO em 1999.

E é absolutamente deslumbrante. Foi uma verdadeira surpresa.

Fazer 400 kms de carro num dia, mas ter visto paisagens únicas, animais como Lamas, Emas, Carneiros, Raposas, Tatus, Pinguins,  Elefantes e Lobos marinhos, fizeram valer a viagem. Ficaram a faltar as Orcas que andam por aí, mas que ontem não foram avistadas. E as Baleias, que aparecem por aqui a partir de Junho e ficam até Dezembro.

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Se a isto juntarmos uma paisagem desértica, sem uma única árvore e vistas deslumbrantes, temos um dia muito, muito bem passado.

 ImageImage

Image

O guia que nos acompanhou era uma pessoa interessante, muito “batido” nestas coisas. Sempre pronto para responder a todas as questões. Gostei de saber de onde vem o nome Patagónia, porque os Ingleses andaram por estes lados (e o porquê das Malvinas), conhecer a história de Puerto Madryn (fundada por Galeses), e perceber a economia da cidade (que vive de uma fábrica de alumínio, do mármore, da pesca e, claro, do turismo).

Gostei particularmente da cidade, pequena, bonita, organizada, com mar e onde, por aquilo que consegui ver, as pessoas vivem com um ar feliz.

Mas está na hora de seguir.

Amanhã vou para Rio Gallegos (o que é que são 17 horas dentro de um autocarro para mim actualmente? pouco.), onde chego pelas 7 da manhã de Sábado. Espero duas horas e apanho outro autocarro para o destino final, Ushuaia (mais 12 horas? é um instante…).

Mas, hoje, em jeito de despedida, e porque tinha combinado com a Susana Albuquerque (que fez uma generosa doação para a Legião da Boa Vontade. Obrigado, Susana.), fiz uma corrida de 10 kms. Das melhores que já fiz, desde que comecei a viagem. Fim de tarde, um pouco de vento, temperatura agradável e as pernas a responderem bem. Muito bom.

puertomadryn

Ficam algumas fotos…

Final de tarde em Puerto Madryn

Final de tarde em Puerto Madryn

ImageAté breve.

Anúncios

3 responses to “Facturas? sim, sff. E muitas…

  1. E pronto, agora é que foi…”invejómetro” (positivo, claro) activado! 😀 E não, não é por causa do bolo!! 😉 Península Váldes consta já dos lugares a visitar, um dia. É que ver assim os animais no seu habitat, para mim, é quase mágico. Obrigada pelas fabulosas dicas e fotos, António. Continua. Beijoss e boa viagem para Ushuaia.

  2. Hummmmm….Ushuaia. Essa tem que ser uma corrida de sonho. Não esquecer de tirar milhares de fotos aí e de colocar a bandeira num local onde ninguém a tire. Quem sabe, um de nós, vai lá também.

  3. Tó, já andei por aí. belíssimo.Tive a sorte de ver as baleias com as suas crias de uma tonelada a dez metros de distância.Disseram-me que não havia perigo e eu acreditei…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s