…e, finalmente, cheguei…

… a Ushuaia.

Foi qualquer coisa como isto.

Saí de Puerto Madryn, como previsto, na sexta-feira (dia 1 de Março). A hora é que não foi a prevista, porque o autocarro chegou com quase quatro horas de atraso. Por isso, por volta das 17 e qualquer coisa lá parti em direcção a Rio Gallegos.

Hora prevista da chegada, antes do atraso, era às 7:00 da manhã do dia seguinte. Com o atraso, ia ser “atirada” lá para as 11 e tal…

E eu que tinha já bilhete de Rio Gallegos para Ushuaia (pelas 8:30 da manhã…), comecei a ver as coisas a ficarem complicadas.

Tentei saber se podia trocar o bilhete, mas como o tinha comprado pela internet, o máximo que consegui foi um nº de telefone para tentar mudá-lo para outro dia (ainda por cima, neste percurso só existe um autocarro por dia). Liguei, de um daqueles locais com cabines individuais, e fiz a pergunta que faço sempre quando preciso de me fazer entender  “Hablas inglés?” e, claro, tive a resposta que tenho sempre “No hablo…”. Muito bem, vamos lá então tentar resolver isto…”portunhol style”!!

...à espera.

…à espera.

Fiquei a saber que sim, podia trocar de bilhete e que o podia fazer no local. Mas também me pareceu entender que não ia haver problema, que conseguia apanhar o autocarro. Não percebi, mas relaxei…tinha 16 ou 17 horas pela frente para pensar nisso.

Aproveitei e fui vendo a paisagem…

... paisagem típica do Sul.

… paisagem típica do Sul.

Comer, dormir, acordar pela manhã e estava quase feita a viagem…

Cheguei a Rio Gallegos por volta das 11:00 e o outro autocarro tinha saído às 8:30, como previsto. Sem pressas e sem esperança, lá fui tentar saber como trocar o bilhete para o dia seguinte. Mas, para minha surpresa, o meu nome constava duma lista de sortudos que iam ser levados de carro até ao autocarro. É que mal tive tempo de esticar as pernas e aí estava eu dentro de um carro a caminho do autocarro, que estava parado na fronteira com o Chile, onde todos os passageiros estavam a tratar da “papelada”. Nunca imaginei que demorassem tanto tempo … Mas implica preencher papeis, revista às malas e à bagagem de mão… É demorado!

Entrada no Chile... é demorado.

Entrada no Chile… é demorado.

Resumindo, lá apanhei o “tal” autocarro para Ushuaia.

O percurso é muito bonito, com paisagens planas a perder de vista. Impressiona pela dimensão e pelo espaço aberto.

Image

 

E, entretanto, chegámos ao Estreito de Magalhães!

Para ali é o Oceano Atlântico...

Para ali é o Oceano Atlântico…

... e para ali, o Oceano Pacifico.

… e para ali, o Oceano Pacifico.

Travessia foi feita neste ferry.

Travessia foi feita neste ferry.

Image

Depois, foi seguir sempre para Sul, não sei quantas horas, quantas paragens, quantas paisagens espectaculares e chegar, por fim (por volta das 23:30), ao fim do mundo, Ushuaia.

Image

Image

Por isso, para mim, a hora oficial da chegada ao fim do mundo foi às 23:30 de dia 2 de Março de 2013!

Bem, agora vou passear pela cidade, ver se consigo encontrar um percurso para correr por aqui.

Até breve.

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

