Histórias…

Andar a viajar proporciona momentos únicos.

Pelo que se aprende, observando. Vivendo uma nova (ou diferente, no mínimo…realidade. Quase dois meses depois de sair de casa, é natural que existam histórias, vou-lhes chamar, inesquecíveis.

Por isso, de vez em quando, vou partilhar …

Momentos…da viagem.

Um destes dias, ao ver algumas fotos antigas, lembrei-me de um desses momentos.

De facto, foram duas “histórias”. Mas de uma tenho fotografia, de outra não. Não, porque não me atrevi a tirar fotografia.

Ambas se passaram em Montevideu, Uruguai.

E já passou um mês…

A primeira, da qual não existe registo fotográfico, passou-se quando ia a caminhar pela cidade. Perto da Câmara Municipal, um edifício grande, vermelho, emblemático na cidade e, por isso, vigiado pela policia.

Vou a andar e vejo dois policias, daqueles todos “artilhados”, grandes, com coletes à prova de arma, óculos escuros, vestidos de negro, com as armas em punho. Até aqui tudo normal. O que achei mesmo engraçado, porque me apanhou desprevenido, foi quando se cruzaram e se cumprimentaram. Sim, ver dois “matulões” daqueles cumprimentarem-se com um beijo, foi o que me deixou a rir por dentro. Normal por estas paragens, eu sei. Mas inesperado para mim…

Ainda pensei tirar-lhes uma foto (pedindo, é claro), mas o “ar de maus” fez-me seguir rapidamente (a rir…).

 Image

A outra história passou-se num Domingo. Sei que foi Domingo, porque é dia de quase tudo estar fechado. Lembro-me de que andei bastante até encontrar um café/restaurante aberto para comer qualquer coisa. Lá encontrei um, comi já não sei exactamente o quê… e pedi um café no fim. Cortado, como bebo normalmente por aqui, ou seja, com um pouco de leite. Até aqui tudo normal. O espanto veio depois quando me trazem uma bandeja com café, copo de sumo de laranja (pequeno, tipo shoot), água com gás (em copo também pequeno), natas, bolinho, rebuçado e … pipocas!Image

Bem, olhei para aquilo tudo e pensei, “Então mas agora faço como? Existe alguma ordem para seguir?”. Resolvi a questão olhando para as mesas em redor e vendo como um sr., já de idade, fazia.

Segui a sequência à risca. Os americanos dizem que “When in Rome, do it like the romans!”, e pareceu-me bem fazer isso. Com adaptações, porque sou português… passei a parte do bolinho (que era de claras de ovo), das natas e das pipocas.

Mas bebi o café, depois o sumo e a água no final.

_____________________________________________________________________

Entretanto, já estou em Mendoza, depois da viagem de autocarro que me trouxe de Bariloche, ainda não devidamente instalado, mas já a tratar de saber como dar umas voltas pela cidade e redondezas.

Até breve.

3 responses to “Histórias…

  1. Belas descrições.
    Podem parecer mesquinhas ás vezes, mas não te inibas, relata tudo. É que á coisas que não se conhecem e podem parecer ridiculas, mas que muitas vezes têm um efeito indesejado quando não se está preparado para elas. Considero que os teus relatos ajudam possiveis viajantes a saber melhor com o que contam.
    Um abração.

  2. Caro Antonio,
    Continuo um leitor assiduo – ir lendo o teu blogue ‘e para mim tambem uma forma de viajar. Sao 5 minutos cada dia em que me projecto na tua experiencia, como se la estivesse tambem. “saio” do escritorio, e por um breve instante encontro-me algures na Argentina, a imaginar o que seria um cafe com pipocas. enfim, essas viagens sem destino definido sao as mais interessantes. ir seguindo ou ficando consoante a vontade do momento. Abraco. Sergio

  3. Nunca tinha tido a sensação de voar sem sair do sofá!
    Acontece-me sempre o mesmo quando leio o teu blog. Agora recordei-me do canguru que me cruzei com ele no meio da floresta e só me veio à cabeça que ia levar uns murros dele mas tinha que me aguentar. Estes são histórias que tornam as viagens inesquecíveis.
    Vai dando notícias.
    Um forte abraço.
    Alex

Deixe uma Resposta

