Adios Argentina

Nem acredito que amanhã vou deixar a Argentina. Talvez fique mais um dia, ainda não sei.

Certo é, que daqui sigo para Santiago, no Chile.

Hoje, posso dizer que este país maravilhoso me surpreendeu por completo. É lindo e tem tudo, mas tudo (indústria, agricultura, pescas, turismo e pessoas boas, capazes) para ser um Grande país.

Recordo, já com alguma saudade, as Cataratas do Iguazu, Buenos Aires, Puerto Madryn (muitas…), Ushuaia, El Calafate, El Chaltén, Bariloche (muitas…). E Mendoza. Que bonita que é esta cidade. 

Ontem fui dar uma volta a pé. Avenidas, ruas, praças, tudo muito arranjado, bonito, organizado.

Image

Image

Image

E entretanto chego, com a ajuda de um mapa, a um parque… Enorme, bonito, com vias pedonais, ciclovias,estátuas, lagos. Adorei.

ImageImageImage

Image

Mesmo bom para passear … e correr.

Por isso, hoje de manhã, equipei-me e fui até lá. 30 minutos a andar e depois 13 kms a correr.

Tudo dentro do parque… onde se pode encontrar um campo de golfe, um clube de ténis, de remo, um centro hípico, parques infantis, um anfiteatro (para 22.000 pessoas…) e um estádio de futebol. Por aqui se pode ver o tamanho do parque!

ImageImage

Image

Mas tinham-me falado num tal de “Cerro da Glória”, que fica numa das pontas do parque, de onde se podia avistar a cidade e as montanhas aqui à volta. Achei boa ideia ir até lá a correr, apesar de terem feito uma cara de “caso” quando falei desta minha ideia. Percebi mais tarde porquê! Aquilo é subir, subir, subir … (e não é semelhante a subir passeios, como alguns amigos gostam de fazer…).

Image

Image

Mas valeu a pena. Tem uma bela vista sobre a cidade e um monumento ao General San Martin (libertador da Argentina).

Image

Um pequeno aparte para falar sobre nomes… Aqui é comum dar o nome de um herói da guerra da libertação, ou de alguém que tenha feito algo relevante pela Argentina, a alguma coisa. 

Perito Moreno (explorador e “Pai” do primeiro Parque Nacional) tem ruas, avenidas, praças, glaciar, cidade, tudo com o seu nome…

Rivadavia (primeiro Presidente da República) tem ruas, avenidas, praças e cidade…

General Roca (herói de guerra e, mais tarde, Presidente)… o mesmo.

Eva (Evita) Perón?? tudo e mais alguma coisa, incluindo esfinge nas novas notas de 100 pesos.

Image

A Sra. da imagem é a Presidenta (é assim que lhe chamam…), Cristina Kirchner, e o falecido marido (também ele ex-presidente) já tem nome em alguns edifícios (vi pelo menos uma escola nova com o seu nome…).

“Coisas” das democracias sul americanas.

Vou só falar, mais um pouco, de algo que me espantou e que aproveitei…

Existe uma cotação oficial para o Dólar Americano e depois existe … a cotação paralela (ou Dólar blue, como lhe chamam). Tudo normal! Toda gente sabe que o “paralelo” é ilegal…

Mas se o câmbio oficial é de 1 Dólar para 5 Pesos, o blue paga 8 pesos por cada Dólar. É uma diferença abismal, por isso troquei (juntando o máximo de dólares possíveis, com um colombiano, um americano e um suíço) tudo o que tinha. Pena tenho de não ter trazido mais dólares.

Agora ficaram a pensar, “ai o malandrão, a fomentar o mercado paralelo…”. Calma. É ilegal, mas a cotação pode ser vista no jornais, e li hoje que a Presidenta, face ao aumento do valor do blue, apelou a quem transacciona dólares para pensar na “Nação”… Estamos entendidos quanto a ser ilegal, certo?

Cotação do Dólar "informal" no jornal. Então mas não é ilegal?

Cotação do Dólar “informal” no jornal. Então mas não é ilegal?

Voltando à corrida. Perna está quase ok, e gostei de voltar a pisar a estrada. O corpo já me andava a pedir exercício.

Image

Voltas e mais voltas e ficou feita a corrida.

Vou “marcar” estes 13 kms como sendo a corrida que o Durval Gonçalves Santos patrocinou, fazendo doação para a Liga Portuguesa contra o Cancro. Obrigado, “Durva”.

Nota final para a mensagem que me chegou do Brasil. A Amanda e o Eduardo, simpático casal de estudantes, de Recife, que conheci na minha primeira noite em Buenos Aires, decidiram fazer uma doação de 25 Reais para o Grupo de Apoio à Criança Carente com Câncer. Enorme abraço de obrigado para os dois. Fica a promessa de fazer a “tal” corrida em Valparaiso, no Chile.

 Até breve.

Anúncios

3 responses to “Adios Argentina

  1. Ô Ninja, já não basta o Papa Argentino e agora você a falar bem disto aí!!! Seus amigos brasileiros vão te dar o maior gelo aqui, kkk!!! Divirta-se bastante e aproveite tudo por nós! Bjsss

  2. Antonio! Obrigado pela corrida:13km mt bom vou patrocinar outra hehehe assim ficará sempre em forma! Aproveite! Lindos lugarestem passado! Grande Abraço

  3. Fabulosa ou será Fabuloso!
    Ambas. A primeira refere-se à subida “DOS PASSEIOS” e a segunda às fotos, à descrição e já agora ao parque e à cidade.
    Um forte abraço do Monte da Galega.
    Alex

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s